Dataset Persistent ID
|
doi:10.34622/datarepositorium/U2DK9S |
Publication Date
|
2023-09-07 |
Title
|
Manuais escolares de Moçambique: lista cronológica de manuais escolares e materiais de apoio
|
Author
|
Balbé, Alice (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9584-1966
Cabecinhas, Rosa (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1491-3420
Costa, Alda (CECS/UEM)
Mugabe, Edson (UEM)
Martins, Moisés de Lemos (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3072-2904
|
Contact
|
Use email button above to contact.
Balbé, Alice (CECS)
|
Description
|
No âmbito do projeto de investigação “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?” financiado pela Aga Khan Development Network e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (nº 333162622), através da Iniciativa Conhecimento para Desenvolvimento, foram analisados manuais escolares de Moçambique e Portugal. Esta lista de dados compila o material recolhido de Moçambique. Ao longo de 2019 a 2022, foram recolhidos manuais escolares visando resgatar a história da construção do sistema nacional de educação após a conquista da independência em 1975. O projeto teve como objetivo enriquecer o entendimento cultural, histórico-económico e das representações sociais em Moçambique e em Portugal, recolhendo, preservando e analisando as narrativas transmitidas pelas colecções de museus, manuais escolares de história e cinema. No caso de Moçambique não havia uma base de dados centralizada, uma vez que a cada alteração política eram realizadas alterações nos planos de ensino. Foram assim recolhidos 62 manuais escolares de Moçambique, com datas identificadas entre 1971 e 2022 e outros sem informação disponível. Além disso, foram recolhidos mais de 70 outros materiais entre programas de ensino de história e textos de apoio, jornal do professor, subsistema de educação, materiais do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE) e do Ministério da Educação e Cultura como também de escolas. (2023-07-30)
|
Subject
|
Social Sciences
|
Keyword
|
História
Manuais escolares
Passado e presente
Cultura
|
Related Publication
|
Cabecinhas, R., Jamal, C., Sá, A., & Macedo, I. (2022). Colonialism and liberation struggle in Mozambican History textbooks: A diachronic analysis. In I. Brescó & F. van Alphen (Eds.), Reproducing, rethinking, resisting national narratives. A sociocultural approach to schematic narrative templates (pp. 37–57). Information Age Publishing. handle: 1822/79492 https://hdl.handle.net/1822/79492
Cabecinhas, R. & Mapera, M. (2020). Decolonising images? The liberation script in Mozambican history textbooks. Yesterday & Today, 24, 1-27. handle: 1822/70050 https://hdl.handle.net/1822/70050
Cabecinhas, R. & Jamal, C. (2020). Kolonialismus und Befreiungskämpfe in aktuellen mosambikanischen Geschichtsschulbüchern/Colonialism and the liberation struggles in current Mozambican History Textbooks. In R. Schweitzer & U. Liertz (Eds.) Geschichtsunterricht, Geschichtspolitik, Identitätsbildung vom Kalten Krieg bis in die Gegenwart: Geschichtsbücher und ihr gesellschaftlicher Kontext (pp. 147-172). Helsinki: Aue-Stiftung. handle: 1822/70442 https://hdl.handle.net/1822/70442
Balbé, A., Camanho, L., Trindade, E., & Cabecinhas, R. (2022). Representações visuais nos manuais escolares: uma proposta de análise. In M. L. Martins, A. Balbé, I. Macedo, & E. Mabasso (Eds.). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente (pp. 129-151). Húmus. handle: 1822/81191 https://hdl.handle.net/1822/81191
Cabecinhas, R., Jamal, C., Macedo, I., & Sá, A. (2018). Representations of European colonialism, African resistance and liberation struggles in Mozambican history curricula and textbooks. In K. van Nieuwenhuyse, & J. P. Valentim (Eds.), The colonial past in history textbooks. Historical and social psychological perspectives (pp. 217-237). Charlotte, NC: Information Age Publishing. handle: 1822/55389 https://hdl.handle.net/1822/55389
Cabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano. Vista, (8), e021010. doi: 10.21814/vista.3517 https://doi.org/10.21814/vista.3517
Jamal, C. (2019). Representações do colonialismo nos Manuais Escolares de História do 1º ciclo do ensino secundário geral no período pós-independência em Moçambique. Tese de doutoramento em Estudos Culturais, Universidade do Minho. handle: 1822/65722 https://hdl.handle.net/1822/65722
|
Grant Information
|
Aga Khan Development Network: 333162622
FCT: 333162622
|
Depositor
|
Balbé, Alice
|
Deposit Date
|
2023-09-05
|