Dataset Persistent ID
|
doi:10.34622/datarepositorium/RK4S4Y |
Publication Date
|
2023-10-02 |
Title
|
Base de Dados de Filmes de Moçambique e Portugal
|
Author
|
Balbé, Alice (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9584-1966
Macedo, Isabel (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4107-3997
Camanho, Luís (ID+/FBAUP) - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5495-0798
Pereira, Ana Cristina (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3698-0042
Mugabe, Edson (UEM)
Cabecinhas, Rosa (CECS) - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1491-3420
|
Contact
|
Use email button above to contact.
Balbé, Alice (CECS)
|
Description
|
O projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (Cultures Past & Present), teve como um de seus objetivos a análise de filmes portugueses e moçambicanos. Nesse contexto, foi elaborada a compilação dos dados dos filmes produzidos desde o início do cinema por ambos países, que abordam as relações entre Moçambique e Portugal ou que olham o passado colonial a partir de diversas perspetivas. Esta base de dados de filmes moçambicanos e portugueses está organizada cronologicamente, por filmes produzidos entre 1929 e 2019, incluindo informações sobre a realização, produção, duração, género e local onde decorre a ação de 165 filmes, longas e curtas-metragens. (2023-09-08)
|
Subject
|
Social Sciences
|
Keyword
|
cinema
filmes
memória
passado e presente
|
Related Publication
|
Balbé, A., Trindade, E. & Macedo, I. (2021). Cinema, paths and dynamics of co-production with Mozambique: an exploratory look. Vista. doi: 10.21814/vista.3443 https://doi.org/10.21814/vista.3443
Macedo, I. (2021). Memória cultural e cinemas Africanos: uma reflexão breve. In J. Sarmento (Org.) Áfricas. Mobilidade, violência, memória e criatividade. (pp-91-96). Braga, Portugal: Húmus. handle: 1822/71995 https://hdl.handle.net/1822/71995
Macedo, I. (2022). O filme Ilha da Cova da Moura, os média e a permanência dos racismos na sociedade . Revista Lusófona de Estudos Culturais, 9(1), 51–66. doi: 10.21814/rlec.3756 https://doi.org/10.21814/rlec.3756
Macedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação em Foco, 26(48). doi: 10.36704/eef.v https://doi.org/10.36704/eef.v
Macedo, I., Cabecinhas, R., & Balbé, A. (2021) Cinema, interculturalidade e transformação social. In Caderno Micar – Contributos para a 8ª edição da Mostra Internacional de Cinema Anti-racista. (pp.10-16). Movimento SOS Racismo. handle: 1822/74369 https://hdl.handle.net/1822/74369
Macedo, L. (2022). Não estamos em Hollywood! Conversa com Licinio Azevedo e Gabriel Mondlane. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 185–200). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.10 doi: 10.21814/uminho.ed.49.10 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.10
Martins, M. L., Balbé, A., Macedo, I., & Mabasso, E. (Eds.). (2022). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. Húmus. handle: 1822/80870 https://hdl.handle.net/1822/80870
Mugabe, E. (2022). As Sombras do Passado Colonial e as Políticas de Memória em Moçambique: Reflexão a partir dos filmes O Tempo dos Leopardos e Uma Memória em Três Atos. (pp. 106-128). Húmus. handle: 1822/80870 https://hdl.handle.net/1822/80870
Pereira, A. C., & Cabecinhas, R. (Eds.). (2022). Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique. UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49
Pereira, A. C., Macedo, I., & Cabecinhas, R. (2019). Lisboa africana no cinema: conversas em sala de aula sobre Li ké terra e Cavalo Dinheiro. Lusophone Journal of Cultural Studies 6 1 (2019): 115-135. doi: 10.21814/rlec.383 https://doi.org/10.21814/rlec.383
Pereira, A. C., & Cabecinhas, R. (2022). Introdução: Conversas sobre cinema em Moçambique. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.) Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 21–25). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.2 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.2
Pereira, A. C., & Cabecinhas, R. (2022). Um país sem imagem é um país sem memória… Conversa com Licinio Azevedo. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 219–242). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.12 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.12
Pereira, A. C., Cabecinhas, R., & Khan, S. (2022). O nascimento do cinema e essas coisas todas: Conversa com Luís Carlos Patraquim. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 107–146). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.8 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.8
Pereira, A. C. (2022). Filmar para exortar à revolta: Conversa com Lopes Barbosa. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 29–45). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.3 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.3
Pereira, A. C. (2022). Então começámos a viver cinema. Aí a minha vida começa: Conversa com Gabriel Mondlane. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 89–102). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.6 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.6
Pereira, A. C. (2022). Cada um caminha por onde pode, por onde lhe é possível caminhar: Conversa com João Ribeiro. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 243–256). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.13 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.13
Pereira, A. C. (2022). O poder ao centro — Um modo de ver moçambicano: Conversa com Sol de Carvalho. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 147–184). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.9 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.9
Pereira, A. C. (2022). I’m a free man in a free country: Conversa com Pedro Pimenta. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 201–218). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.11 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.11
Piçarra, M. C. (2022). Catembe — O filme como corpo de delito: Conversa com Faria de Almeida. In A. C. Pereira & R. Cabecinhas (Eds.), Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique (pp. 47–58). UMinho Editora; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. doi: 10.21814/uminho.ed.49.4 https://doi.org/10.21814/uminho.ed.49.4
Vieira, T., & Macedo, I. (2020). Memória cultural e o espaço (re)imaginado em Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 9(1), 38-56. doi: 10.22475/rebeca.v9n1.615 https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.615.handle.net/1822/73723
Vieira da Silva, T., Pereira, A. C. & Macedo, I. (2022). Relações fora-de-campo: Deixem-me ao menos subir as Palmeiras e Tabu. In In Martins, M. L., Balbé, A., Macedo, I., & Mabasso, E. (Eds.). (2022). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. (pp.19-41). Húmus. handle: 1822/80870 https://hdl.handle.net/1822/80870
|
Notes
|
Esta base de dados foi desenvolvida com financiamento “Knowledge for Development Initiative”, pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (nº 333162622), no contexto do projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”. Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para a recolha de informação sobre a história do cinema em Moçambique e Portugal e que forneceram filmes ao projeto.
|
Depositor
|
Balbé, Alice
|
Deposit Date
|
2023-09-17
|