Depósito de Dados

Depósito de Dados

Para iniciar o depósito dos dados de investigação deve em primeiro lugar assegurar que já possui uma conta de utilizador no DataRepositóriUM. Se ainda não tem, pode criar aqui https://datarepositorium.uminho.pt/ no menu Criar Conta / Sign Up.

Para além disso deve também possuir as permissões necessárias para poder iniciar o depósito dos dados num dos Dataverses (Coleções) do DataRepositóriUM. Poderá confirmar as suas permissões junto da equipa de suporte através de contacto para o email datarepositorium@usdb.uminho.pt.

Se ainda não tem conta de utilizador, consulte o Guia de adesão em 10 passos onde poderá encontrar o que necessita de saber para partilhar, publicar e gerir os seus dados de investigação no DataRepositóriUM.

Já possui conta de utilizador e as permissões necessárias? Se sim, está em condições de iniciar a criação de um novo Dataset (Conjunto de dados), seguindo os passos que se descrevem de seguida:

Checklist para preparar e organizar os seus dados para publicação
Ver

Checklist

para o apoiar nas tarefas de preparação e organização dos seus dados para publicação

1º Criar Dataset

1. Aceda ao Dataverse no qual pretende adicionar um Dataset.
2. Clique no botão "Adicionar Dados" e selecione "Novo Dataset" no menu pendente.
3. Inicie a descrição do seu Dataset preenchendo os Metadados de Citação. Preencha pelo menos todos os campos obrigatórios (por exemplo, o Título do Dataset, Autor, Descrição, Email de Contato e Assunto) para obter a Citação de Dados com um DOI.

2º Carregar Ficheiros

4. Na secção "Ficheiros" clique em "Selecionar Ficheiros a Adicionar" para adicionar os ficheiros que constituem o seu Dataset.
- Carregue os ficheiros que fazem parte do seu Dataset e grave o registo.
- Recomenda-se a descrição de cada um dos ficheiros, utilizando o campo "Descrição", para uma melhor compreensão sobre os seus conteúdos.
- Depois de proceder ao carregamento dos ficheiros, poderá editar os seus metadados, restringir o acesso, e/ou adicionar etiquetas.

Dica: Pode arrastar e soltar ou selecionar vários ficheiros de cada vez a partir da sua área de trabalho diretamente para a área de carregamento. Os seus ficheiros irão aparecer abaixo do botão "Selecionar Ficheiros a Adicionar" onde pode adicionar uma descrição e etiquetas para cada ficheiro (através do botão "Editar Etiqueta").

Notas:
- Formatos: A utilização de formatos adequados é determinante para promover a sua reutilização e preservação. Poderá ter como boa prática a utilização de formatos abertos e normalizados (ex.: .csv .tab .txt .R) de acordo com o tipo de dados.
- Nomes: A atribuição de nomes aos ficheiros deverá seguir algumas regras básicas para permitir a sua identificação inequívoca, a sua classificação e explicitação do conteúdo e estado do ficheiro.
- Ficheiro README: É boa prática a criação de um ficheiro em formato .txt (README.txt) com informação pertinente sobre o seu dataset, devendo ser depositado juntamente com os restantes ficheiros. Este ficheiro deverá incluir elementos necessários/úteis para que potenciais utilizadores possam interpretar, avaliar e reutilizar corretamente os seus dados.
- Identificadores: Será automaticamente adicionado um identificador MD5 a cada ficheiro. Se carregar um ficheiro tabular ser-lhe-á atribuído o identificador UNF (Universal Numerical Fingerprint).

3º Salvar Dataset

5. Quando terminar, clique no botão "Salvar Dataset ".
O seu Dataset está agora criado, mas ainda não publicado. Assim que salva o seu Dataset é criada uma versão Rascunho, a qual poderá continuar a ser enriquecida com mais elementos, como descrito a seguir.

4º Adicionar ou Editar Metadados

6. Aceda ao separador “Metadados” e clique em “Adicionar + Editar Metadados” para preencher metadados de citação adicionais e metadados disciplinares sobre o conjunto de dados.

Nota: São disponibilizados os seguintes esquemas de metadados disciplinares: Geoespaciais, Ciências Sociais e Humanidades, Astrofísica e Astronomia, Ciências da Vida. No futuro está prevista a disponibilização de metadados disciplinares adicionais.

5º Definir os Termos de Uso

7. Aceda ao separador “Termos” onde poderá configurar como os utilizadores podem utilizar os seus dados depois de os terem descarregado (licença CC0 ou Termos de Uso personalizados), como podem aceder aos seus dados se tiver ficheiros em acesso restrito (termos de acesso), e ativar um Guestbook para o seu dataset, para que possa monitorizar quem está a utilizar os seus dados e para que fins. Poderá consultar mais detalhes aqui.

6º Publicar o Dataset

8. Publique o seu Dataset assim que tiver terminado o carregamento dos ficheiros, a descrição dos dados, bem como a definição dos termos de uso.
Um Dataset pode permanecer em versão Rascunho pelo tempo que o seu autor desejar. Assim sendo, permite que o Dataset apenas seja visível para o autor do mesmo, para o Curador do Dataverse em que o Dataset está alojado, e ainda para utilizadores selecionados aos quais poderá atribuir permissões específicas. Isto permite ao autor do Dataset ir construindo o seu conjunto de dados ao longo do seu processo de investigação, tornando-o público quando: considerar pertinente; a investigação tiver terminado, ou considerar que os dados estão prontos para serem publicados.

Nota: Se possui a função de "Criador de Dataset", não possui permissões para a publicação do dataset. Assim que o desejar publicar, deverá selecionar a opção “Submeter para revisão”, para que o curador da coleção proceda à sua validação publicação.



Para saber mais detalhes sobre como utilizar o DataRepositóriUM consulte o guia de utilização em https://guias.sdum.uminho.pt/datarepositorium

COM DÚVIDAS ?

Caso tenha alguma dúvida ou questão relacionada com o DataRepositóriUM não hesite em contactar-nos!

Contacte-nos!